Assembleia celebra Dia do Idoso com homenagem a grupos da Terceira Idade
https://pavulotesteoi.blogspot.com/2013/12/assembleia-celebra-dia-do-idoso-com.html
O Dia do Idoso foi celebrado, na manhã desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com uma Sessão Especial de autoria da deputada estadual Conceição Sampaio (PP), que preside a Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso deste Poder. Na ocasião, vários coordenadores de grupos da Terceira Idade, engajados neste trabalho, assim como outras personalidades, foram homenageados.
Entre os presentes na homenagem, o presidente do Conselho do Idoso, Jorge Wagner Lopes, o diretor da Universidade Aberta à Terceira Idade do Amazonas (Unate), Euler Ribeiro, a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Eline Rocha, a educadora física da Fundação Dr. Thomas, Maria da Luz Abreu, a fonoaudióloga Rita Silva e a preceptora do Curso de Fonoaudiologia da Uninorte, Tainá Bonfim.
A deputada Conceição Sampaio justificou a homenagem ressaltando a importância das pessoas idosas no dia a dia e que diante de tanta violência no mundo – contra a mulher, a criança, o homem, a pessoa idosa -, nada mais justo do que prestigiar as pessoas da Terceira Idade que tem muito a contribuir. “É preciso dar bons exemplos, que comecem dentro de casa, mostrando isso para os nossos filhos”, disse.
Conceição Sampaio disse ainda que a Assembleia, que representa o povo amazonense, tem procurado fazer justas homenagens e nada mais justo do que homenagear os idosos, a quem é preciso mostrar amor, respeito e gratidão. “É importante envelhecer com qualidade de vida”, frisou.
Por sua vez, o presidente do Conselho Jorge Wagner Lopes disse que não existe inutilidade na vida do idoso, o que existe é falta de compreensão e de entendimento. “As pessoas da Terceira Idade alimentam a nossa alma de sabedoria e fazem com que o mundo possa girar”, disse, ressaltando que não existe presente sem passado e que por traz de cada pessoa existe um pai, uma mãe, avôs, tios, enfim, um idoso.
Euler Ribeiro destacou o trabalho da Unati que está se transformando numa fundação, onde terá cursos de graduação e extensão. A sede já está sendo construída, toda equipada para a principal clientela, que são as pessoas da terceira idade. “São atitudes que precisam ser louvadas”, disse.
Bons exemplos
O casal Tereza Franco de Figueiredo e Manoel Raimundo de Figueiredo, do bairro São Raimundo, zona Centro-Oeste de Manaus, foram homenageados pelos 60 anos de casados com um buquê de rosas. As senhoras Alba Holanda e Salete Machado fizeram apresentação de músicas como Zíngara e Luz dos Meus Olhos, respectivamente. O cantor Nunes Filho também se fez presente, cantando músicas de seu repertório.
Entre os Grupos da Terceira Idade presentes estiveram “Amigos da Cachoeirinha”, “Trabalhando com Alegria”, “Idoso Feliz, Participa Sempre”, e o grupo da Fundação Universidade do Amazonas (Ufam).