Semsa promove quinta oficina de diretrizes clínicas
![](https://resources.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif)
https://pavulotesteoi.blogspot.com/2013/12/semsa-promove-quinta-oficina-de.html
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, na sexta-feira, 13, a quinta Oficina de Diretrizes Clínicas da Rede Manauara, dando continuidade ao processo de construção das diretrizes clínicas, recomendações sistematizadas e baseadas em evidências que fundamentam as decisões clínicas no cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A oficina foi realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e validou o conteúdo da linha-guia de Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Doença Renal Crônica e linha-guia de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. A atividade foi coordenada pelos consultores Ana Cavalcante e Airton Cezário Alves Júnior.
De acordo com Ana Cavalcante, a construção das linhas-guia é importante porque vai identificar as características de vulnerabilidade e organizar a Rede Saúde Manauara para atender às necessidades das pessoas e com os recursos que elas mais precisam. “As equipes de saúde precisam diferenciar seu olhar em torno das questões de risco, grupos e situações de vulnerabilidade da população no território. A construção de uma linha-guia vai permitir organizar a atenção à saúde nos diferentes níveis da rede, em torno da necessidade da população, facilitando a atuação dos profissionais de saúde”, explicou a consultora.
Além de organizar a Rede Saúde Manauara, a construção das linhas-guia constitui-se em um processo de reflexão validado pelo grupo. “Representa a construção de um produto baseado nos protocolos nacionais, mas com modelagem baseada no perfil local. Traduz um pensamento coletivo, sendo um processo muito rico”, acrescentou Ana Cavalcante.
O processo de construção das linhas-guia Materno Infantil e de Doenças Crônicas foi iniciado em junho deste ano e será concluído em fevereiro.
As diretrizes clínicas são recomendações preparadas, de forma sistemática, com o propósito de influenciar decisões dos profissionais de saúde e das pessoas usuárias a respeito da atenção apropriada, em circunstâncias clínicas específicas.
Um dos tipos principais de diretrizes clínicas são as linhas-guia. Elas consistem em recomendações desenvolvidas com o objetivo de prestar atenção à saúde apropriada em relação a uma determinada condição de saúde, normatizando todo o processo de atenção à saúde. As linhas-guia devem incorporar as ações promocionais, preventivas, curativas, cuidadoras, reabilitadoras e paliativas referentes à condição de saúde na Estratégia Saúde da Família.
Reportagem e foto: Anália Barbosa